Deduplicação de Dados
Esse recurso desempenha papel fundamental na otimização do espaço de armazenamento,
economia de banda de Internet e na redução de custos associados.
A eficácia em reduzir o volume de dados armazenados atinge um ponto alto com a deduplicação de dados,
um mecanismo sofisticado e altamente benéfico incorporado à mais recente versão da plataforma de gerenciamento
de backups corporativos da Datasafer.
O que é deduplicação de dados?
A deduplicação ou desduplicação de dados é uma técnica utilizada para eliminar a duplicação de informações dentro de um ambiente de backup corporativo. A ferramenta se torna cada vez mais importante para empresas cujo volume de produção de dados só tende a crescer conforme o avanço das suas atividades de automação de processos com apoio da TI.
É fundamental ter em mente que, mesmo optando por soluções mais econômicas, os gastos relacionados ao armazenamento ainda podem representar um desafio financeiro considerável para diversas empresas. Portanto, a deduplicação de dados emerge como uma técnica eficaz para reduzir custos.
O Cloud Backup da plataforma Datasafer utiliza um mecanismo que se fundamenta na origem (lado do cliente) e é alimentado por um algoritmo avançado de fragmentação baseado em conteúdo.
Ele identifica e filtra todos os blocos de dados duplicados dos arquivos de backup selecionado, carregando, assim, apenas as informações exclusivas para o destino da cópia de segurança ou armazenamento em nuvem.
A deduplicação de dados elimina redundâncias e diminui o volume transferido e armazenado.
Benefícios de usar a deduplicação da Datasafer
Ao eliminar arquivos redundantes, é possível diminuir drasticamente o espaço necessário para armazenar as informações:
Além da economia gerada pela eliminação de informações redundantes, a ferramenta é associada à funcionalidade de compressão de dados, o que permite economizar ainda mais com o armazenamento.
A deduplicação de dados oferece outros benefícios significativos, como a redução da largura de banda de Internet, backups e recuperações mais rápidas, uma vez que menos informações precisam ser transferidas.
Ao eliminar duplicatas, as organizações reduzem significativamente o risco de violação de dados. Isso acontece porque as informações redundantes representam um ponto de vulnerabilidade em que pessoas não autorizadas podem acessar e comprometer a segurança dos dados.
Deduplicação de dados é uma funcionalidade padrão do Cloud Backup.